Arão Naslauski

por Jorge Naslauski

Arão Naslauski nasceu no Rio de Janeiro no dia 1º de setembro de 1.910, mesmo dia da fundação do clube mais judaico do Brasil, Corinthians, porém era santista de coração, cidade e time, e viveu quase toda sua vida em Santos.


Aron cursava engenharia civil no Instituto Presbiteriano Mackenzie mas, no auge da crise cafeeira em 1930, seu pai, um pequeno comerciante de móveis, passa por imensa dificuldade e consegue a transferência para o Instituto Politécnico de Engenharia, que mais tarde seria incorporado à USP.

Começa a trabalhar em empresa de construção civil. participando do projeto e construção do hospital das clínicas em SP.

Mais tarde, entra na Repartição Saneamento de Santos (RSS) e muda-se para a cidade. A RSS é extinta, incorporando-se à SABESP. Na década de 1940, participou da reforma da ponte pênsil .

Na Repartição, desenvolve uma luta pelo custo da água, brigando pelo uso sem lucro deste bem humano. Esta luta lhe custa muitas brigas internas e na década de 70 se transfere para a secretaria do trabalho do estado de São Paulo onde se aposenta.

Judeu secular, toma conhecimento da religiosidade após o casamento, inclusive fazendo o Bar mitzvá uma semana antes. Foi o primeiro presidente da B’nai B’rith de Santos, entidade de cunho social com ênfase nos direitos humanos, dos quais foi árduo defensor.

Aron Naulaski completou sua vida em Santos, em 8 de fevereiro de 1982, aos 71 anos de idade.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: