Habilidades do Futuro são Matemática, Escrita, Leitura

Salman Khan, da Khan Academy

Khan não é o primeiro especulador a migrar suas atividades para algo socialmente mais útil. No Brasil, o ex-banqueiro Eduardo Moreira, por exemplo, passou a esclarecer os obtusos mecanismos de concentração de renda da atividade bancária nos tempos modernos.
Ó que traz de novo é o resgate do antigo currículo básico do nosso ensino fundamental, levando a alguns estudantes habilidades fundamentais para entender o mundo em que vivemos.
A universalização dessas ferramentas – matemática, leitura e escrita – entre os humanos, no entanto, vai além da boa vontade de alguns biliardários e depende do Estado, para que todos desenvolvamos nosso inerente “pensamento crítico”.

Blog Cidadania & Cultura

“Eu acredito muito em pessoas programando e aprendendo cálculo, mas se você tiver a habilidade de ter um pensamento crítico, um pensamento em nível algébrico, puder escrever, você vai ter uma compreensão de leitura sólida e já vai estar à frente de 95% das pessoas do planeta”, disse em entrevista ao Valor (13/01/22) Salman Khan, 45 anos, influente pensador da educação no mundo.

Ele é fundador da Khan Academy, organização sem fins lucrativos que proporciona ensino on-line em várias áreas do conhecimento para mais de 102 milhões de pessoas, entre alunos e professores, em 109 países. Americano, filho de pai bengalês e mãe indiana, Khan decidiu largar o emprego no mercado financeiro para se dedicar em tempo integral ao seu projeto, de oferecer educação gratuita, de qualidade, para qualquer pessoa do mundo, em 2009.

A ideia surgiu por acaso, quando sua prima de 12 anos pediu ajuda na Matemática ao…

Ver o post original 1.485 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: