Musicoterapia

Com informações do Minuto Saudável

O que é, para que serve, como funciona e benefícios

A música nunca esteve tão presente em nossas vidas quanto nos dias atuais. Quais os efeitos que a música pode ter em nossas vidas? O potencial terapêutico da música – a musicoterapia – , pode ajudar pessoas com dificuldade de comunicação, depressão e até mesmo problemas de memória!

A musicoterapia é uma técnica terapêutica que se utiliza da música para tratar seus pacientes. Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes. Pode ser ministrada individual ou coletivamente.

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.

Quando estamos tocando um instrumento ou quando estamos passivos, somente ouvindo uma música, diversas áreas do cérebro se ativam e começam a funcionar. A música evoca emoções intensas e age no cérebro ativando todas essas regiões citadas no tópico anterior.

As sessões de terapia são muito úteis para ajudar no desenvolvimento de habilidades comunicativas e de autoexpressão. Além de facilitar aos autistas a interação com o mundo circundante, a musicoterapia também produz efeitos positivos em casos de transtornos cardíacos, neurológicos e dificuldades de convívio social.

O neurologista britânico Oliver Sacks teve um papel importantíssimo na criação e fundamentação científica do Instituto para Música e Funções Neurológicas. Disse ele: “Eu penso em nós como sendo uma espécie musical”.

No Brasil, a musicoterapia é ofertada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde janeiro de 2017. (+4.561 palavras, Minuto Saudável)

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: