Dois clássicos em solo ao theremin

com informações de Raul Carrion

O theremin é um instrumento musical totalmente eletrônico – talvez o primeiro do mundo –, baseado em sensores de proximidade e inventado em outubro de 1920 pelo físico e músico soviético Lev Sergeevich Termen (conhecido no ocidente como Léon Theremin).

Uma das mais famosas executoras do theremin é a violinista húngara Katica Illenyi, da qual selecionamos duas belas interpretações.

O sole mio
Once upon a time in the West

O theremin é “tocado” sem qualquer contato físico como o instrumento, unicamente com movimentos de aproximação e distanciamento das mãos em relação a duas antenas de metal. A antena direita do instrumento musical altera a frequência dos sons e a esquerda altera o seu volume. Os seus sons são extremamente originais, aproximando-se dos sons do canto humano.

Lev Termen levou o seu invento ao dirigente soviético Vladimir Lenin que – demonstrando o seu espírito de vanguarda no fomento às artes – orientou o governo soviético a financiar o seu desenvolvimento.

Atualmente, apenas três países possuem escolas renomadas de theremin – Rússia, Japão e EUA.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Dois clássicos em solo ao theremin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: