Mecanismo de Transmissão: Prêmio de Risco – Taxa de Juros Básica – Taxa de Câmbio – Taxa de Inflação – Taxa de Desemprego

Quem não gostaria de ganhar mais que a inflação sem risco de perder o dinheiro? Para isso, parece bastar controlar a política monetária do governo e, adicionalmente, tanger os mandatários da República a gerar caixa suficiente para cumprir os contratos financeiros acima de tudo e de todos.
As histórias gráficas parecem desvendar o “segredo de Tostines”: quanto maior a taxa de juros, maior a dívida pública.
Acompanhe a explanação do professor Fernando Nogueira da Costa sobre o qual é o prêmio de risco no Brasil.

Blog Cidadania & Cultura

Lívio Maya (Valor, 20/10/21) explica: no mercado financeiro, uma grande fonte de informação é a chamada estrutura a termo da taxa de juros. Dessa estrutura, podem-se obter sob certas hipóteses o chamado prêmio de risco. É o quanto os investidores esperam ganhar acima da taxa livre de risco, quando aplicam em algo cujo retorno não é garantido.

Nos mercados desenvolvidos já se verificou que os prêmios de risco dos ativos financeiros são previsíveis, emboramudem ao longo do tempo e não se consiga de modo geral identificar de maneira satisfatória o que os move. Há quase meio século se identificou as ações (renda variável) terem um prêmio sistemático sobre a renda fixa, ainda que os fatores que o regessem fossem um mistério, daí a expressão Equity Premium Puzzle.

Há alguns padrões no prêmio de risco. Primeiro, ele é mais fácil de identificar sob períodos de um ano…

Ver o post original 1.849 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: