Resolução do 15º Congresso do PCdoB

O Partido Comunista do Brasil concluiu o seu Congresso conclamando o Brasil à união para se livrar de Bolsonaro e reconstruir a nação, devastada pela pandemia e pela dependência rentística. O portal partidário assim apresenta a Resolução aprovada:

A Resolução Política do 15º Congresso do PCdoB é constituída por quatro capítulos que se interagem: I- Transição na ordem mundial se intensifica e acelera na pandemia; II – Desmascarar, isolar e derrotar Bolsonaro- A questão permanente para salvar o país; III – Federações partidárias – vitória expressiva da democracia; e IV- Revigorar o Partido.

Na parte I, Internacional, uma das principais conclusões aponta que “o declínio relativo dos Estados Unidos e a ascensão da China constituem a principal tendência da geopolítica contemporânea”. Essa alteração do quadro de forças no sistema de poder mundial, se relaciona com Brasil e um elenco de países fora do centro capitalista, pois abre uma janela de oportunidade para que se realizem projetos nacionais contra hegemônicos.

Já a realidade brasileira, analisada no capítulo II, o texto faz pormenorizado balanço do desastroso governo Bolsonaro, apontando que o governo da extrema-direita, empreende uma verdadeira destruição do país e impõe grande sofrimento ao povo e à classe trabalhadora. A Resolução sublinha que a tática de frente ampla tem se mostrado pela dinâmica da luta política o caminho correto para as oposições conterem as investidas golpistas de Bolsonaro e também para derrotá-lo. O documento sustenta a convicção de que as oposições podem sim vencer as eleições em 2022. Sublinha, também, que tanto no Parlamento, quanto nas ruas e redes, o PCdoB está na linha de frente da jornada oposicionista.

O capítulo III, trata da Federação de Partidos, grande inovação democrática que incide para assegurar o pluralismo político que se encontra ameaçado por leis restritivas e autoritárias. A Federação, agora é lei, e o PCdoB conjuntamente com outras forças políticas, através de sua Bancada na Câmara dos Deputados, foi determinante para sua aprovação. O 15º Congresso se realizou em clima de um grande entusiasmo, em grande medida, porque Federação descortina um conjunto de oportunidades para o Partido e também para outras legendas programáticas.

Revigorar o Partido é o capítulo que fecha a Resolução Política. Essa parte do documento tem um conteúdo autocrítico no sentido de que o PCdoB precisa, por meio de um movimento de seu coletivo militante, revitalizar a legenda, sobretudo, em três planos: na comunicação digital, na sua ligação com o povo e no fortalecimento de sua estrutura orgânica.

Finalmente, a Resolução Política, conclama o Partido a fazer das comemorações de seu centenário – que foram desencadeadas no 15º Congresso – um instrumento desse movimento de revitalização cuja umas das expressões mais importantes é a luta para que o Partido se fortaleça nas eleições de 2022, elegendo uma representativa bancada à Câmara dos Deputados e também elegendo parlamentares às Assembleias legislativas.

Como demonstração da unidade que imperou no 15º Congresso, a presente Resolução Política, que foi enriquecida por emendas e contribuições de todo o país e de várias instâncias foi aprovada por unanimidade pelos delegados e delegadas.

O Congresso encaminhou também diretrizes para uma plataforma emergencial e de reconstrução nacional, cujo texto final foi prometido para breve.

Nas páginas seguintes você confere porque o PCdoB é indispensável à democracia e à libertação do Brasil das amarras que entravam o desenvolvimento econômico e social do país.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: