Inflação dispara com política desastrosa de Bolsonaro, dizem deputados

Sim, os quase dois dígitos da inflação oficial são conhecidos, embora ainda um tanto obscuro o porquê de os aumentos das coisas de consumo popular por vezes perpassar os 50% e não interferir tanto no cálculo do IPCA (a inflação aos produtores).
O que de novo há é o aumento de consciência da responsabilidade pelo indébito, que nos muros das cidades já se apelidou do “Bolsocaro“.

Blog do Renato

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, foi de 0,87% em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa para o mês de agosto em 21 anos. No ano, a inflação acumula alta de 5,67% e em 12 meses chegou a 9,68%.

Segundo o índice divulgado nesta quinta-feira (9), os combustíveis puxaram a alta da inflação em agosto, com aumento de 2,96%, acima dos 1,24% do mês anterior.

Somente a gasolina (+2,80%) foi responsável por 0,17 ponto percentual da inflação mensal, sendo o item com o maior impacto individual sobre o índice. Etanol (4,50%), gás veicular (2,06%) e óleo diesel (1,79%) também ficaram mais caros no mês.

A explosão inflacionária repercutiu na Bancada do PCdoB na Câmara.Vários deputados foram às redes sociais, denunciando a falta de iniciativa do governo de Jair Bolsonaro para enfrentar o aumento da…

Ver o post original 234 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Inflação dispara com política desastrosa de Bolsonaro, dizem deputados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: