Inflação dispara com política desastrosa de Bolsonaro, dizem deputados

Sim, os quase dois dígitos da inflação oficial são conhecidos, embora ainda um tanto obscuro o porquê de os aumentos das coisas de consumo popular por vezes perpassar os 50% e não interferir tanto no cálculo do IPCA (a inflação aos produtores).
O que de novo há é o aumento de consciência da responsabilidade pelo indébito, que nos muros das cidades já se apelidou do “Bolsocaro“.

Avatar de RedaçãoBlog do Renato

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, foi de 0,87% em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa para o mês de agosto em 21 anos. No ano, a inflação acumula alta de 5,67% e em 12 meses chegou a 9,68%.

Segundo o índice divulgado nesta quinta-feira (9), os combustíveis puxaram a alta da inflação em agosto, com aumento de 2,96%, acima dos 1,24% do mês anterior.

Somente a gasolina (+2,80%) foi responsável por 0,17 ponto percentual da inflação mensal, sendo o item com o maior impacto individual sobre o índice. Etanol (4,50%), gás veicular (2,06%) e óleo diesel (1,79%) também ficaram mais caros no mês.

A explosão inflacionária repercutiu na Bancada do PCdoB na Câmara.Vários deputados foram às redes sociais, denunciando a falta de iniciativa do governo de Jair Bolsonaro para enfrentar o aumento da…

Ver o post original 234 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Inflação dispara com política desastrosa de Bolsonaro, dizem deputados

Deixe um comentário