Pobreza e Baixa Instrução dos Pais

É de humanidade toda criança ter igual direito à uma vida produtiva no futuro. Como não escolhe, ao nascer, aonde ou com quem vai morar, cabe ao Estado complementar a família no atendimento às suas necessidades individuais, que são diferentes para cada ser.
Atendimento que vai além da educação escolar e inclui até mesmo as condições para que todas as famílias possam lhe dar a atenção necessária e lhe apresente, ainda que o infante não tenha consciência disso, oportunidades de realização do seu potencial no futuro.
Só assim o futuro jovem poderá aportar à sociedade segundo a sua capacidade.

Blog Cidadania & Cultura

Lucianne Carneiro (Valor, 18/08/21) informa: os pais e responsáveis das atuais crianças e jovens pobres no Brasil ainda têm grau de instrução limitado, o que compromete o futuro dessa geração e aumenta os riscos de perpetuação da pobreza. Mais da metade (56%) das crianças e jovens pobres viviam em 2019 com responsáveis sem ensino fundamental completo.

A falta de pais com ensino médio completo na família era ainda mais crítica: se dava em três quartos (76%) desse grupo. Um quinto (19,1%) das crianças e adolescentes pobres estava em famílias em que o adulto tinha menos de quatro anos de estudo. Já o percentual vivendo com responsáveis analfabetos era de 12,5%.

Os números são de estudo exclusivo do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), que mostra que, apesar de melhora em anos recentes, a parcela de crianças e jovens pobres em lares com responsáveis com baixa escolaridade ainda é elevada.

Ver o post original 929 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: