Anita Novinski

UM TRIBUTO

Anita Waingort Novinski foi doutora em História e professora da Universidade de São Paulo. De acordo com Eva Blay, era “generosa e disponível, grande professora, marcou a USP de forma significante”. E foi pioneira na historiografia dos judeus no Brasil que, segundo o samba famoso, “começou nas Caravelas de Cabral”.

No Brasil e em Portugal, Anita percorreu a trilha dos cristãos novos em inspirador estudo da imigração marrana, informou Maria Luiza Tucci Carneiro. Arrojada, organizou os primeiros congressos acadêmicos sobre a Inquisição, a Escravidão e o Holocausto, reveladores da ligação entre os tristes fenômenos. Inspirou também a construção do Museu da Tolerância, para ensinar as novas gerações sobre a convivência.

Anita sempre foi aberta aos projetos de seus alunos e parceiros pesquisadores, lembrou a jornalista Diane Kuperman. Entre muitas situações, ajudou a demover a ideia de que os judeus não participaram do descobrimento do Brasil, resultando no seminário internacional realizado por ocasião dos 500 anos da chegada dos portugueses ao futuro país.

Daniela Levy resumiu Levinski como educadora e difusora do conhecimento. Registrou duas frases que resumem quem foi a historiadora brasileira:

Só os medíocres tem medo de dividir o conhecimento, porque não têm a capacidade de manter;

A vida é bela e vale a pena ser vivida

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: