Luciana Santos: Federações partidárias para uma democracia melhor

Também o líder comunista Renildo Calheiros, como Luciana de Pernambuco, arrazoa em favor das federações como ferramenta para assegurar o pluralismo político no Brasil. Para Fábio Palácios e Theófilo Rodrigues, as federações partidárias modernizam o sistema político brasileiro,

Blog do Renato

Nos últimos anos, o Brasil avançou muito no debate sobre diversidade e pluralidade. No foco desse processo, a ideia de que todos precisam ter vez e voz. Somos unos enquanto nação, mas diversos em gênero, raça, etnia, classe social, orientação sexual e cultura. Somos também múltiplos nas formas de ler o mundo e de propor soluções para nossos problemas. Na política, os partidos devem acolher e representar essa diversidade.

A preocupação com a quantidade de partidos no Brasil levou à aprovação de leis, como a cláusula de barreira, que visa a enxugar o quadro partidário com base num percentual de votos. Ocorre que a fragilidade da política não está no fato de os partidos serem grandes ou pequenos, mas de eles terem ou não identidade e ideologia definidas, representarem ou não determinada corrente de pensamento e ação. São pertinentes os questionamentos a legendas que se transformam em “ajuntamento de pessoas”…

Ver o post original 505 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: