PIB do primeiro trimestre foi uma ilusão contábil de crescimento

Em entrevista à Hora do Povo, professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), José Luis Oreiro, explicou que que o resultado do PIB do 1º trimestre, com crescimento de 1,2% em relação ao trimestre anterior, foi puxado basicamente pela recomposição dos estoques, reduzidos nos dois últimos trimestres de 2020.

De Oreiro, o jornalista Antonio Rosa trouxe ainda:

“O que aconteceu no 1º trimestre de 2021 foi o descompasso entre a oferta e a demanda. A oferta cresceu mais do que a demanda – na verdade você produziu para acumular estoques – e, como nas Contas Nacionais a oferta e a demanda têm que bater por definição contábil, esse excesso de produção foi contabilizado na avaliação de estoques”.

“Esse movimento de recomposição dos estoques foi concluído e nós não vamos observar o mesmo comportamento exuberante para a Formação Bruta de Capital Fixo no 2º trimestre de 2021. Portanto, o que a maioria dos especialistas está acreditando é que o PIB do 2º trimestre de 2021 ou vai ser zero, ou muito próximo de zero, ou negativo”, declarou.

Confira a íntegra a análise do economista José Luis Oreiro sobre o resultado do PIB. (Hora do Povo, +583 palavras)

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “PIB do primeiro trimestre foi uma ilusão contábil de crescimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: