Novo Consenso de Washington: de Neoliberal-Fiscalista a Desenvolvimentista-Crescimentista

Ontem circulou nas redes sociais uma definição adequada do governo: ser antibolsonarista não é ser “petista”, mas dotado de bom senso. São essas pessoas, providas do senso de humanidade, que formam o consenso capaz de preservar a vida e ampliar o bem-estar geral da nação. Até os neoliberais mais convictos vão dando razão à realidade negada pelos atuais próceres da nossa República.
Aos quais, o professor recomenda uma “uma radical reciclagem lá na matriz… [pois] o neoliberalismo saiu de moda!”

Blog Cidadania & Cultura

Martin Sandbu (Financial Times 12/04/2021) publicou artigo com avaliação da mudança dos ares vindos da América do Norte. Os economistas neoliberais tupiniquins, vulgo PhDeuses, necessitam de uma radical reciclagem lá na matrizO neoliberalismo saiu de moda!

“Qualquer pessoa que, assim como eu, foi estudante na década de 90 vai se lembrar de como era descolado fazer manifestações contra as instituições de governança internacionais. Uma cena da qual não me esqueço é a de uma jovem carregando uma imagem de um monstrinho de três cabeças representando (conforme disse ela, compenetrada, à imprensa) o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC) pilhando os pobres do mundo.

Fico imaginando o que ela pensaria hoje. Quando o panorama político exibido nas recentes reuniões do FMI e do Banco Mundial é comparado ao que despertava a ira de estudantes um quarto de século atrás, ele parece uma conversão…

Ver o post original 698 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: