Porchat: a ilha com a cara do Brasil

Ligada à porção vicentina da Ilha Encantada pelas areias das praias do Itararé e Gonzaguinha, a guardiã da Baía de São Vicente, berço da colonização portuguesa na Capitania que veio a ser o Estado de São Paulo, antes de Porchat a ilha já foi chamada do Mudo, das Cobras e das Cabras.

Mera coincidência a semelhança ao mapa brasileiro no ângulo clicado pelo drone?

A ocupação imobiliária, apontava A Tribuna em 2005, começou nos anos 50, com a construção do cassino do Ilha Porchat Clube e algumas mansões a pontuar suas verdes matas. E, no ponto mais alto, abriga o “Copan” praiano, informa a Veja São Paulo.

Mas o nome de Niemeyer não está ligado apenas pelo par de edifícios: o arquiteto é autor do Memorial local e do marco proposto aos 500 anos de descobrimento do Brasil – o Mirante.

É bom exercício, para moradores e visitantes, caminhar ou pedalar pelas alamedas sombreadas até lá (é possível ir de carro, também). Como prêmio, uma ampla vista de Santos e São Vicente, como na foto do Mapio.

Tão logo a contenção viral novamente permitir, o passeio pela Ilha Porchat ficará completo, com os tradicionais bailes do Clube e as refeições nos seus restaurantes. Com direito a café na casa de queridos moradores amigos.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Porchat: a ilha com a cara do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: