Emprego e renda por Estados e Municípios

Davidson Magalhães, BA

Se, por evidente, o principal auxílio às pessoas esperarem em casa sua vez na fila das vacinas deve vir do Tesouro Nacional, isso não quer dizer que os entes subnacionais não podem contribuir, não só nesse momento de crise sanitária, com a formação e a renda dos seus munícipes mais vulneráveis.

O exemplo maranhense é animador: entre qualificação, estudo e trabalho, o governo do estado nordestino separou R$ 500 milhões do orçamento local para ações do tipo. De 200 mil chips para estudantes acessarem as aulas remotas a R$ 600 para as famílias equiparem como quiserem as suas casas, passando por uma taxa de investimentos três vezes superior à média brasileira, Flávio Dino indicou que, mais que necessário, é possível colocar dinheiro na mão do povo, para superar estes tempos bárbaros.

Diante de um quadro em que as pessoas se defrontam ao mesmo tempo com a doença e a fome, o secretário baiano Davidson Magalhães afirmou que é preciso conter a pandemia para retomar a economia. E é possível aos Municípios ter sua própria política de emprego e renda, apoiando a sua gente a fazer o que sabe, pois economia são as pessoas, não a administração de capitais.

Em seminário sobre os desafios municipais destes primeiros tempos de nova gestão municipal, Davidson propôs:

(veja a apresentação completa do Secretário)

Sobre saúde e educação, saiba mais em Secretários falam dos desafios dos municípios frente à pandemia.

Obs: a destinação maranhense de verba para emprego e renda representa cerca de 2,5% do orçamento estadual

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: