A Composição do quadro de servidores do poder executivo federal

O detalhado estudo de Oreiro, em parceria com Helder Filho, dimensiona o Estado brasileiro como ele é, insuficiente em servidores para promover o bem estar de todos.
Apenas para efeito de comparação, os EUA têm cerca de 10% a mais de área territorial e 50% a mais de população mas, somente na esfera militar, empregam 1,3 milhão de cidadãos, quase quatro vezes o efetivo brasileiro. Do total, 200 mil no exterior.

José Luis Oreiro

Muita bobagem tem sido dita atualmente a respeito de um suposto número excessivo de servidores públicos. Mesmo entidades empresariais como a CNI, as quais deveriam defender a existência de um serviço público de qualidade, apoiam a PEC 32 da Reforma Administrativa a qual, como argumentei em artigo acadêmico publicado recentemente no Researchgate ((PDF) A PEC 32 DA REFORMA ADMINISTRATIVA: Reformar o Serviço Público para Acabar com o Estado do Bem-Estar Social e Implantar o Estado Neo- Liberal (researchgate.net) significa, na verdade, um enorme retrocesso em direção ao Estado Patrimonialista no qual os servidores públicos, ao invés de serem selecionados de forma impessoal e meritocrática por intermédio de concursos públicos, passarão a ser escolhidos por critérios subjetivos e largamente sujeitos a influência política.

Para destruir o mito de que há um excesso de servidores públicos, pelo menos no poder executivo federal, resolvi olhar a composição do quadro de servidores. Na…

Ver o post original 199 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: