Walter Sorrentino: 2021 quente

Blog do Renato

São intensas as mudanças no plano internacional. Não é este o espaço em que se podem analisar com profundidade os fenômenos, apenas resenhá-los.

Por Walter Sorrentino*

Levam em conta a pandemia, a crise econômica, a crise da globalização sob domínio dos EUA, o agravamento da desigualdade e profundas incertezas para as massas trabalhadoras quanto ao futuro. Divisões se evidenciam nas classes hegemônicas quanto às formas de seguir mantendo seu domínio em tal situação, apelando a formas iliberais/autoritárias de governo. Na geopolítica segue um movimento de ofensiva reacionária e a resistência de povos e nações. Caminha-se para novo equilíbrio de forças. Desenvolvem-se novas estratégias, meios e tecnologia de guerras multidimensionais, com armas híbridas e de renovada penetração ou letalidade, tendo por centro, para os EUA, o cerco à China e contenção militar da Rússia.

Esse é o espírito do tempo – o mal estar em meio a uma “pan” crise da…

Ver o post original 867 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: