Walter Sorrentino: 2021 quente

Blog do Renato

São intensas as mudanças no plano internacional. Não é este o espaço em que se podem analisar com profundidade os fenômenos, apenas resenhá-los.

Por Walter Sorrentino*

Levam em conta a pandemia, a crise econômica, a crise da globalização sob domínio dos EUA, o agravamento da desigualdade e profundas incertezas para as massas trabalhadoras quanto ao futuro. Divisões se evidenciam nas classes hegemônicas quanto às formas de seguir mantendo seu domínio em tal situação, apelando a formas iliberais/autoritárias de governo. Na geopolítica segue um movimento de ofensiva reacionária e a resistência de povos e nações. Caminha-se para novo equilíbrio de forças. Desenvolvem-se novas estratégias, meios e tecnologia de guerras multidimensionais, com armas híbridas e de renovada penetração ou letalidade, tendo por centro, para os EUA, o cerco à China e contenção militar da Rússia.

Esse é o espírito do tempo – o mal estar em meio a uma “pan” crise da…

Ver o post original 867 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: