Os indígenas na FEB

Ao menos 30 indígenas de Aquidauana foram para a 2ª Guerra Mundial, todos da etnia Terena

Lucas Mamédio, no Campo Grande News (4.1.2021)

Venseslau à direita, com soldado durante a 2ª Guerra

(Foto: Divulgação/Patrimônio Histórico Cultural do Exército)


A participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial está tendo mais um capítulo revelado pelas mãos de um curioso sul-mato-grossense, o historiador e jornalista Geraldo Ferreira. Desde 2000, ele busca indígenas da região de Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande, que tenham ido à 2ª Grande Guerra de 1939 a 1945.

Esses indígenas integraram a FEB (Força Expedicionária Brasileira), uma força militar aeroterrestre constituída por mais de 25 mil homens, que durante a guerra foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, em suas últimas fases.

Até o momento já foram 30 combatentes indígenas identificados, dos quais 11 Geraldo possui informações detalhadas. A última descoberta de Geraldo foi feita junto de Helton Costa, pesquisador com pós-doutorado em história pela UFPR (Universidade Federal do Paraná. (+615 palavras)

Aurélio Jorge vestido com a farda da FEB (Foto: Geraldo Ferreira)

Leia também: Por que lutamos?

Créditos: Campo Grande News

Título original: Heróis: a participação de indígenas de MS na 2ª Guerra Mundial

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Os indígenas na FEB

Deixe um comentário