Golpismo nos EUA é alerta contra disseminação do fascismo no Brasil

Bolsonaro é useiro e vezeiro em reproduzir agressivas cenas dos nazistas alemães de outrora. Mais que um risco, há dele uma promessa de fazer algo parecido se as urnas lhe conferirem igual paradeiro que a Trump. Já havia inspirado um movimento, fracassado, para fechar o STF – de outra feita acompanhou indevidamente empresários em visita à Corte – e protagonizado, ao que se sabe, atos terroristas de baixa potência nos banheiros do quartel onde servia.

Como dizia Churchill, “a democracia é o pior forma de governo, com exceção de todas as demais”. E Ulisses Guimarães: “tenho ódio à ditadura. Ódio e nojo”.

Blog do Renato

Para lideranças e parlamentares do PCdoB, a invasão violenta do capitólio em Washington, que sedia o Congresso americano, é um alerta para o Brasil. Incentivados pelo ex-presidente Donald Trump, que não aceita a derrota, extremistas republicanos vandalizaram o prédio histórico, provocando a morte de uma mulher. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (ex-PSL), demonstrou em várias ocasiões seguir o roteiro de Trump e atacar as instituições brasileiras, desrespeitando o rito democrático.

A presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, comentou o episódio como a instauração de um caos social nos EUA. “Um país que é centro do capitalismo e se autoproclama a maior democracia do mundo vive tentativa de golpe. É um escândalo. E é também um alerta da necessidade de impedir a disseminação do germe do fascismo, da intolerância e do ódio”, analisou.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) observou que o episódio põe em questão…

Ver o post original 364 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: