Golpismo nos EUA é alerta contra disseminação do fascismo no Brasil

Bolsonaro é useiro e vezeiro em reproduzir agressivas cenas dos nazistas alemães de outrora. Mais que um risco, há dele uma promessa de fazer algo parecido se as urnas lhe conferirem igual paradeiro que a Trump. Já havia inspirado um movimento, fracassado, para fechar o STF – de outra feita acompanhou indevidamente empresários em visita à Corte – e protagonizado, ao que se sabe, atos terroristas de baixa potência nos banheiros do quartel onde servia.

Como dizia Churchill, “a democracia é o pior forma de governo, com exceção de todas as demais”. E Ulisses Guimarães: “tenho ódio à ditadura. Ódio e nojo”.

Blog do Renato

Para lideranças e parlamentares do PCdoB, a invasão violenta do capitólio em Washington, que sedia o Congresso americano, é um alerta para o Brasil. Incentivados pelo ex-presidente Donald Trump, que não aceita a derrota, extremistas republicanos vandalizaram o prédio histórico, provocando a morte de uma mulher. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (ex-PSL), demonstrou em várias ocasiões seguir o roteiro de Trump e atacar as instituições brasileiras, desrespeitando o rito democrático.

A presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, comentou o episódio como a instauração de um caos social nos EUA. “Um país que é centro do capitalismo e se autoproclama a maior democracia do mundo vive tentativa de golpe. É um escândalo. E é também um alerta da necessidade de impedir a disseminação do germe do fascismo, da intolerância e do ódio”, analisou.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) observou que o episódio põe em questão…

Ver o post original 364 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: