Presidente Peter Pan

Charge em A Gazeta, de 12.3.2020

Voltam à imprensa comentários sobre o sonho de Bolsonaro de deixar o Brasil parecido com “42, 52 anos atrás”, dois anos depois da promessa eleitoral famosa.

Ao Presidente da República correspondia o tempo da puberdade, antes ainda de seus atos de terrorismo de baixa potência e da sua quase inócua carreira parlamentar, em que, mês sim, mês não, ele apresentava um projeto de lei – de 170 iniciativas em 27 anos, só duas foram aprovadas pelo Congresso Nacional.

João Saldanha havia montado o escrete canarinho que viria ser campeão do mundo no México, mas é quase certo que era a militância comunista do técnico de futebol que incomodava o futuro “capitão de poucas letras” aos treze anos. Se em 1968 o Homem ainda não havia dado o grande passo pela Humanidade, a forma azul do planeta já era conhecida de todos desde os tempos de berço de Jair Messias, que fixou-se em crença medieval de que o mundo tinha fim.

Mas os recém-refeitos laços messiânicos com a vara de marmelo, que talvez lhe tenha faltado, não se resumem, infelizmente, aos contos de fadas do qual ele parece não se desprender. É preciso voltar encarnações para buscar a origem do seu devaneio de realeza, onde a nobre família – pelo menos a ala masculina dela -, cercada de uma milícia fiel, domina o reino encantado do Brasil sem esses chatos contraditórios dos Poderes da República.

Infante Jair Bolsonaro

“Uns trinta mil mortos”, dizia em campanha. Lamentavelmente, nem “dobrar a meta” lhe chama a agir como adulto sobre a realidade e fazer por merecer o título que ostenta. Não é o Brasil que vai encolher para caber em seus muitos, demasiados milhares de caixões.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: