O futuro de ontem e de hoje

Charges de 1900…

“Algumas previsões muito interessantes, mas também assustadoras.

  1. As oficinas de reparação de automóveis desaparecerão.
  2. Um motor a gasolina / diesel tem 20.000 peças individuais. Um motor elétrico tem 20. Os carros elétricos são vendidos com garantia vitalícia e só são reparados pelas concessionárias. Leva apenas 10 minutos para remover e substituir um motor elétrico.
  3. Motores elétricos defeituosos não são reparados na concessionária, mas são enviados a uma oficina regional que os repara com robôs.
  4. A luz de mau funcionamento do seu motor elétrico acende, então você dirige até o que parece ser um lava-rápido e seu carro é rebocado enquanto você toma uma xícara de café e lá vem seu carro com um novo motor elétrico!
  5. As bombas de gasolina irão embora.
  6. As esquinas das ruas terão medidores que dispensam eletricidade. As empresas irão instalar estações de recarga elétrica; na verdade, eles já começaram no mundo desenvolvido.
  7. Grandes fabricantes de automóveis inteligentes já destinaram dinheiro para começar a construir novas fábricas que só constroem carros elétricos.
  8. As indústrias de carvão irão embora. As companhias de gasolina / petróleo irão embora. A perfuração de petróleo irá parar. Portanto, diga adeus à * OPEP! * O Oriente Médio está em apuros.
  9. As residências produzirão e armazenarão mais energia elétrica durante o dia e, em seguida, usarão e venderão de volta para a rede. A rede armazena e distribui para indústrias que são grandes consumidoras de eletricidade. Alguém viu o telhado do Tesla?
  10. Um bebê de hoje só verá carros pessoais em museus. O FUTURO está se aproximando mais rápido do que a maioria de nós pode suportar.
  11. Em 1998, a Kodak tinha 170.000 funcionários e vendia 85% de todo o papel fotográfico em todo o mundo. Em apenas alguns anos, seu modelo de negócios desapareceu e eles faliram. Quem teria pensado que isso aconteceria?
  12. O que aconteceu com a Kodak e a Polaroid acontecerá em muitos setores nos próximos 5 a 10 anos … e a maioria das pessoas não imagina isso.
  13. Você pensava em 1998 que 3 anos depois, você nunca mais tiraria fotos em filme? Com os smartphones de hoje, quem ainda tem uma câmera hoje em dia?
  14. Mesmo assim, as câmeras digitais foram inventadas em 1975. As primeiras tinham apenas 10.000 pixels, mas seguiam a lei de Moore. Assim, como acontece com todas as tecnologias exponenciais, foi uma decepção por um tempo, antes de se tornar muito superior e se tornar dominante em apenas alguns anos.
  15. Agora vai acontecer de novo (mas muito mais rápido) com Inteligência Artificial, saúde, carros autônomos e elétricos, educação, impressão 3D, agricultura e empregos.
  16. Esqueça o livro “Choque do Futuro”, bem-vindo à 4ª Revolução Industrial.
  17. O software interrompeu e continuará a perturbar a maioria dos setores tradicionais nos próximos 5 a 10 anos.
  18. UBER é apenas uma ferramenta de software, eles não possuem nenhum carro e agora são a maior empresa de táxi do mundo! Pergunte a qualquer motorista de táxi se ele percebeu isso.
  19. O Airbnb é hoje a maior empresa hoteleira do mundo, embora não possua propriedades. Pergunte aos hotéis Hilton se eles previram isso.
  20. Inteligência Artificial: Os computadores tornam-se exponencialmente melhores na compreensão do mundo. Este ano, um computador venceu o melhor Go-player do mundo, 10 anos antes do esperado.
  21. Nos EUA, jovens advogados já não conseguem empregos. Por causa do Watson da IBM, você pode obter aconselhamento jurídico (por enquanto, o básico) em segundos, com 90% de precisão em comparação com 70% quando feito por humanos. Portanto, se você estuda Direito, pare imediatamente. Haverá 90% menos advogados no futuro, (que ideia!) Apenas os especialistas oniscientes permanecerão.
  22. O Watson já ajuda enfermeiras a diagnosticar câncer, é 4 vezes mais preciso do que enfermeiras humanas.
  23. O Facebook agora tem um software de reconhecimento de padrões que pode reconhecer rostos melhor do que humanos. Em 2030, os computadores se tornarão mais inteligentes do que os humanos.
  24. Carros autônomos: Em 2018 já chegaram os primeiros carros autônomos. Nos próximos 2 anos, toda a indústria começará a ser interrompida. Você não vai querer mais ter um carro, pois você ligará para um carro com seu telefone, ele aparecerá em sua localização e o levará ao seu destino.
  25. Você não precisa estacionar, você só paga pela distância percorrida e pode ser produtivo enquanto dirige. As crianças de hoje nunca terão carteira de motorista e nunca terão carro.
  26. Isso mudará nossas cidades, porque precisaremos de 90-95% menos carros. Podemos transformar antigas vagas de estacionamento em parques verdes.
  27. Cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem a cada ano em acidentes de carro em todo o mundo, incluindo distração ou direção embriagada. Agora temos um acidente a cada 60.000 milhas; com direção autônoma que cairá para 1 acidente em 6 milhões de milhas. Isso salvará mais de um milhão de vidas em todo o mundo a cada ano.
  28. A maioria das montadoras tradicionais irá sem dúvida à falência. Eles tentarão a abordagem evolucionária e apenas construirão um carro melhor, enquanto as empresas de tecnologia (Tesla, Apple, Google) farão a abordagem revolucionária e construirão um computador sobre rodas.
  29. Veja o que a Volvo está fazendo agora; não há mais motores de combustão interna em seus veículos a partir deste ano com os modelos 2019, usando todos elétricos ou híbridos apenas, com a intenção de eliminar gradualmente os modelos híbridos.
  30. Muitos engenheiros da Volkswagen e Audi; estão completamente apavorados com Tesla e deveriam estar. Veja todas as empresas que oferecem todos os veículos elétricos. Isso era inédito, apenas alguns anos atrás.
  31. As seguradoras terão grandes problemas porque, sem acidentes, os custos ficarão mais baratos. Seu modelo de negócio de seguro automóvel desaparecerá.
  32. Os imóveis vão mudar. Porque se você puder trabalhar enquanto se desloca, as pessoas abandonarão suas torres para se mudar para bairros mais bonitos e acessíveis.
  33. Os carros elétricos se tornarão populares em 2030. As cidades serão menos barulhentas porque todos os carros novos funcionarão com eletricidade.
  34. As cidades também terão um ar muito mais limpo.
  35. A eletricidade se tornará incrivelmente barata e limpa.
  36. A produção solar está em uma curva exponencial há 30 anos, mas agora você pode ver o impacto crescente. E está apenas aumentando.
  37. As empresas de energia fóssil estão tentando desesperadamente limitar o acesso à rede para evitar a competição das instalações solares domésticas, mas isso simplesmente não pode continuar – a tecnologia cuidará dessa estratégia.
  38. Saúde: * O preço do Tricorder X será anunciado este ano. Existem empresas que irão construir um dispositivo médico (chamado “Tricorder” de Star Trek) que funciona com o seu telefone, que faz a varredura da retina, sua amostra de sangue e sua respiração. Em seguida, analisa 54 biomarcadores que irão identificar quase todas as doenças. Existem dezenas de aplicativos de telefone por aí agora para fins de saúde.

BEM-VINDO AO AMANHÃ* – na verdade, ele já chegou há alguns anos.” Só falta alcançar a todos.

*lista circulante nas redes sociais, sem identificação de autor

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “O futuro de ontem e de hoje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: