Nestes tempos em que a vida corre risco e o governo resiste à colocação da vacina na praça, não é recomendável o refúgio da ignorância ante o vírus que se prova mortal em centenas de milhares, milhões de casos mundo afora.
Como explica o professor, com uso da ciência das ciências, não é possível ter certeza do futuro mas, “a única atitude possível é observar e esperar, ativamente, até ver o resultado”.
Por isso, vamos vacinar, até que se prove em contrário. Com o sarampo e a paralisia infantil, deu certo.
O conhecimento científico opera por indução. Isso significa trabalhar a partir de observações particulares, por exemplo, “todo cisne visto é branco”. Se esses princípios não podem ser comprovados, apenas refutados, por exemplo, pela observação de um cisne negro na Austrália, inexistente na Europa, adotamos eles, de maneira provisória, em direção a princípios gerais. Portanto,se uma afirmação científica trata da realidade, ela deve ser falsificável, afirmaKarl Popper (1902-1994).
A incapacidade de falar sobre o futuro com alguma certeza é chamada deproblema da indução. Não foi reconhecida pela primeira vez por economistas pós-keynesianos, na década de 70 no século XX, mas sim por David Hume no século XVIII.
O que éraciocínio indutivo? Ainduçãoé o processo de deslocar-se de um conjunto de fatos observados para conclusões mais gerais sobre o mundo.
Em contrapartida,o raciocínio dedutivo, ao contrário da indução de se…
Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal.
Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.
Ver mais posts