Filosofia da Ciência

Nestes tempos em que a vida corre risco e o governo resiste à colocação da vacina na praça, não é recomendável o refúgio da ignorância ante o vírus que se prova mortal em centenas de milhares, milhões de casos mundo afora.

Como explica o professor, com uso da ciência das ciências, não é possível ter certeza do futuro mas, “a única atitude possível é observar e esperar, ativamente, até ver o resultado”.

Por isso, vamos vacinar, até que se prove em contrário. Com o sarampo e a paralisia infantil, deu certo.

Correlatos ao tema, Fernando Nogueira da Costa também discorreu sobre cognição e método científico.

Blog Cidadania & Cultura

O conhecimento científico opera por indução. Isso significa trabalhar a partir de observações particulares, por exemplo, “todo cisne visto é branco”. Se esses princípios não podem ser comprovados, apenas refutados, por exemplo, pela observação de um cisne negro na Austrália, inexistente na Europa, adotamos eles, de maneira provisória, em direção a princípios gerais. Portanto,se uma afirmação científica trata da realidade, ela deve ser falsificável, afirmaKarl Popper (1902-1994).

A incapacidade de falar sobre o futuro com alguma certeza é chamada deproblema da indução. Não foi reconhecida pela primeira vez por economistas pós-keynesianos, na década de 70 no século XX, mas sim por David Hume no século XVIII.

O que éraciocínio indutivo? Ainduçãoé o processo de deslocar-se de um conjunto de fatos observados para conclusões mais gerais sobre o mundo.

Em contrapartida,o raciocínio dedutivo, ao contrário da indução de se…

Ver o post original 500 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: