O Universo Paralelo da Agenda Econômica Brasileira (Poder 360, 06/11/2020)

José Luis Oreiro e Vitor Dota trazem um cenário preocupante no Brasil, de efeito por gerações. A solução apresentada não é medida pelos 7-8 anos dos chineses projetam dobrar a renda média da população, mesmo dos 10-12 anos em que, na era Vargas, o Brasil fazia isso, mas de um projeto de sobrecarga fiscal financiadora do Estado de bem estar social capaz de encurtar a meta de 175 para 30 anos – uma vida inteira de trabalho para ter o dobro do que tinha quando começou.

José Luis Oreiro

José Luis Oreiro*

Vitor Dotta**


A pandemia de Covid-19 está sendo causando sérios impactos no Brasil e no mundo. Medidas de distanciamento social no país acrescidas da segunda onda do vírus na Europa, que está forçando novos confinamentos, demonstram que mesmo com uma vacinação em massa durante o ano que vem, a economia mundial continuará letárgica e os países ainda sofrerão com alto desemprego, elevados déficits fiscais e elevadas dívidas públicas para arcar com transferências de renda para as famílias e setores mais vulneráveis.

Dentre os países em desenvolvimento, a queda esperada do PIB no Brasil será substancialmente menor, basicamente devido a extensão e magnitude do auxílio emergencial aprovado pelo congresso nacional, que em certas regiões foi responsável por proporcionar uma massa salarial maior do que a prevalecente pré-crise. Deve-se ressaltar, contudo, que a economia brasileira irá terminar o ano de 2020 com um nível de PIB cerca…

Ver o post original 976 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: