O Universo Paralelo da Agenda Econômica Brasileira (Poder 360, 06/11/2020)

José Luis Oreiro e Vitor Dota trazem um cenário preocupante no Brasil, de efeito por gerações. A solução apresentada não é medida pelos 7-8 anos dos chineses projetam dobrar a renda média da população, mesmo dos 10-12 anos em que, na era Vargas, o Brasil fazia isso, mas de um projeto de sobrecarga fiscal financiadora do Estado de bem estar social capaz de encurtar a meta de 175 para 30 anos – uma vida inteira de trabalho para ter o dobro do que tinha quando começou.

José Luis Oreiro

José Luis Oreiro*

Vitor Dotta**


A pandemia de Covid-19 está sendo causando sérios impactos no Brasil e no mundo. Medidas de distanciamento social no país acrescidas da segunda onda do vírus na Europa, que está forçando novos confinamentos, demonstram que mesmo com uma vacinação em massa durante o ano que vem, a economia mundial continuará letárgica e os países ainda sofrerão com alto desemprego, elevados déficits fiscais e elevadas dívidas públicas para arcar com transferências de renda para as famílias e setores mais vulneráveis.

Dentre os países em desenvolvimento, a queda esperada do PIB no Brasil será substancialmente menor, basicamente devido a extensão e magnitude do auxílio emergencial aprovado pelo congresso nacional, que em certas regiões foi responsável por proporcionar uma massa salarial maior do que a prevalecente pré-crise. Deve-se ressaltar, contudo, que a economia brasileira irá terminar o ano de 2020 com um nível de PIB cerca…

Ver o post original 976 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: