O futuro do serviço público no Brasil

Marcou o Dia do Servidor Público de 2020 a 6ª Conferência Nacional do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado. Pela manhã, o tema girou em torno do governo digital.

Couberam a Rudinei Marques, presidente do Fonacate, e Roberto Kupski, criador do Fórum, as saudações iniciais.

Em meio às crises sanitária, econômica, fiscal e social, Rudinei lembrou que foram os servidores públicos que ficaram na linha de frente e na retaguarda para enfrentar os problemas. Ao mesmo tempo, comemoram seu dia apresentando um projeto de futuro para a retomada do crescimento econômico e elevação do bem estar social no Brasil. Do alto de seus quarenta anos de serviço, Kupski, presidente de honra do Fonacate e da Febrafite arrematou: o importante é medir o quanto o serviço público dá à sociedade.

O jurista e professor Juarez Freitas apresentou seu novo livro Direito e Inteligência Artificial – em defesa dos humanos e sua aplicabilidade em um Administração Pública digital, lembrando que hoje robôs já praticam atos administrativos.

Freitas entende que a supervisão final sempre deverá ser humana e os servidores públicos, em um governo digital, precisam se capacitar para oferecer o máximo de serviços em rede. Por exemplo, a telemedicina não afastaria o médico do paciente, mas lhe permitiria chegar à pessoas que vivem em rincões distantes dos centros hospitalares urbanos. A premissa fundamental é a garantia de conectividade a todos os cidadãos, carência bastante evidenciada na educação dos tempos de pandemia.

Deputado Prof. Israel Batista
Deputado Fabio Trad
Senador Antonio Anastasia

O deputado federal e professor Israel Batista, coordenador da Servir Brasil – a frente parlamentar em defesa do serviço público – explicou que o caminho para a melhora quantitativa e qualitativa do serviço prestado à sociedade envolve ações de produção de conhecimento, para que não se vote no escuro; ampliação do diálogo no Congresso, estratégia que permitiu a aprovação do novo Fundeb; e comunicação para romper as barreiras das mídias, em especial a televisa. As emendas aguardam a formação da Comissão Especial para serem apresentadas e são encabeçadas por especialistas em cada um dos temas. Ele informou ainda que os partidos também têm atuado na esfera judicial, em defesa do serviço público.

Reforçando o caráter público da gestão ideal do Estado e o papel do servidor no atendimento à população, também saudaram os internautas o Deputado Fábio Trad e o Senador Antonio Anastasia, como Batista servidores concursados.

Sobre a PEC 32/2020, da reforma administrativa, bem resumiu o senador mineiro: o objetivo não pode ser fiscalista, deve se orientar à melhora e ampliação dos serviços públicos aos cidadãos.

#ServidorMereceRespeito; #DigaNãoàReformaAdministrativa.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “O futuro do serviço público no Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: