Fluxo de Renda em Queda, Estoque de Riqueza Financeira em Ascensão: Recomendação de Prudência em Finanças Pessoais

O enfoque do Prof. Fernando Nogueira é sobre as finanças pessoais, mas os elementos que ele traz a público mostram como se comportam os isentos [de tributos] milionários em períodos de crise: acumulam mais e mais riqueza, concentrando a renda em período de desaceleração econômica.

Blog Cidadania & Cultura

Com o fluxo de renda (PIB) caindo também em termos nominais de R$ 7,257 trilhões em dezembro para R$ 7,177 trilhões em julho — em termos reais caiu no acumulado no primeiro semestre do ano -5,9% –, o estoque de riqueza financeira acumulada por Pessoas Físicas aumentou de proporção: de 45,1% para 48,7% do PIB. O IPCA acumulado até julho foi de 0,48%, ou seja, com SELIC/CDI acumulado no mesmo período em 1,95%, houve ganho real de poder aquisitivo de 1,47% para o investidor em renda fixa com 100% do CDI.

O depósito de poupança rendeu em termos nominais 1,51% e reais 1,02%. Mesmo com projeções de retorno real negativo, caso a taxa de inflação se elevar, a poupança voltou a ser protagonista nas carteiras das pessoas físicas do Varejo Tradicional no primeiro semestre de 2020. O auxílio emergencial para atenuar os efeitos da covid-19 no orçamento das famílias de…

Ver o post original 2.155 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: