Fluxo de Renda em Queda, Estoque de Riqueza Financeira em Ascensão: Recomendação de Prudência em Finanças Pessoais

O enfoque do Prof. Fernando Nogueira é sobre as finanças pessoais, mas os elementos que ele traz a público mostram como se comportam os isentos [de tributos] milionários em períodos de crise: acumulam mais e mais riqueza, concentrando a renda em período de desaceleração econômica.

Blog Cidadania & Cultura

Com o fluxo de renda (PIB) caindo também em termos nominais de R$ 7,257 trilhões em dezembro para R$ 7,177 trilhões em julho — em termos reais caiu no acumulado no primeiro semestre do ano -5,9% –, o estoque de riqueza financeira acumulada por Pessoas Físicas aumentou de proporção: de 45,1% para 48,7% do PIB. O IPCA acumulado até julho foi de 0,48%, ou seja, com SELIC/CDI acumulado no mesmo período em 1,95%, houve ganho real de poder aquisitivo de 1,47% para o investidor em renda fixa com 100% do CDI.

O depósito de poupança rendeu em termos nominais 1,51% e reais 1,02%. Mesmo com projeções de retorno real negativo, caso a taxa de inflação se elevar, a poupança voltou a ser protagonista nas carteiras das pessoas físicas do Varejo Tradicional no primeiro semestre de 2020. O auxílio emergencial para atenuar os efeitos da covid-19 no orçamento das famílias de…

Ver o post original 2.155 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: