Quando no último domingo rememoramos o notável discurso de Charles Chaplin em O Grande Ditador, para correlacionar com certas atitudes negacionistas do Presidente do Brasil, destacamos o desejo do cineasta inglês de a razão trazer felicidade ao mundo.
Um maestro amigo chamou-nos a atenção, pleno de razão, que a Humanidade não é feita só dela, mas também de emoção. Nosso lado engenheiro, racional, nos fez por muito tempo resistir à importância da terapia como ferramenta para equilibrar a racionalidade com os bons sentimentos.
Em reparação, fica a lista de vantagens coligida pelo psicólogo Bruno Farias, recebida nas redes sociais.
O que se pode aprender com a Terapia
- O universo te dá aquilo que você busca. Se você não sabe o que busca, ele te dará qualquer coisa. E há grandes chances de você não gostar delas.
- Suas questões internas não podem ser resolvidas com soluções externas. Você possui todas as respostas dentro de você – basta querer ouvi-las.
- Solidão é algo inevitável. Nascemos sozinhos e morreremos assim também. Se tivermos sorte, acharemos alguns acompanhantes para a viagem – mas eles serão livres pra trocar de rota quando quiserem.
- Pensar e mexer nas feridas é uma das coisas mais dolorosas da vida, por isso muitas pessoas fogem dessas tarefas. No entanto, só aqueles que enfrentam seus fantasmas conseguem se libertar deles.
- Se você só acredita no seu potencial quando ouve um elogio de alguém, então há algo errado na sua vida.
- Pessoas sempre te tentarão convencer de que relacionamentos felizes, sem briga, e com parceria são raridade. Não acredite nelas.
- O ego é o grande responsável por boa parte das nossas dores. Livre-se dele se puder.
- Oportunidades existem para todos. No entanto, somente aqueles que andam com a antena ligada conseguem captá-las.
- Enquanto você viver buscando a perfeição no outro, jamais será feliz pois é impossível encontrá-la.
- Esteja consciente de cada passo seu. Só quem anda com consciência consegue ver as coisas menos óbvias da vida.
- Quando você entende que o amor não é permanente, você passa a valorizar mais cada dia pois sabe que ele pode ser o último.
- Cada pessoa com a qual você cruza na rua tem uma história e seus fardos pessoais. Não as julgue.
- Só consegue viver uma existência leve, quem consegue praticar o perdão. Perdoar não quer dizer necessariamente dar outra chance, mas sim eliminar a mágoa do seu coração.
- A duração das coisas é irrelevante. A profundidade é tudo o que importa.
- Os problemas das nossas vidas são criados pela gente.
- Abandone a ideia de que tudo tem que se encaixar e que tudo vai ser sempre uma absoluta harmonia. Isso só existe em contos de fada.
- Ciúme não tem absolutamente nada a ver com amor. Se você não acredita nisso, então provavelmente nunca entendeu o que é amar de verdade.
- O amor é o grande alimento pra alma. Mas você não precisa necessariamente amar outras pessoas – qualquer forma de amor, direcionada a qualquer ser, é válida.
- O amor tem que te permitir ser livre. Nunca se contente com menos.