Expectativas de Aumento de Inflação Durante Grande Crise Deflacionária

Desta vez o professor Fernando Nogueira traz uma reflexão interessante sobre a autoridade monetária. A economia pode ser reativa pelo aumento do consumo das famílias. Contra isso pesa a prudência em gastar já o pouco dinheiro do auxílio emergencial ou as reservas pessoais, cuja rentabilidade foi até negativa em certo período. O argumento favorável repousa sobre a expectativa futura de aumento generalizado dos preços, a famosa inflação.

No Brasil, diferentemente dos EUA, por exemplo, a missão do BC resume-se, na seara monetária, a manter o valor da moeda dentro de metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, sem obrigações legais com o crescimento econômico.
Assim, a chamada à “irresponsabilidade” da autoridade monetária fica mais difícil de ser atendida.

Mas a tese desenvolvida pelo economista merece a atenção de todos.

Blog Cidadania & Cultura

Atif Mian e Amir Sufi dizem, no livro “House of debt: how they (and you) caused the Great Recession, and how we can prevent it from happening again” (Chicago; The University of Chicago Press; 2014): quando os banqueiros centrais expandem as reservas bancárias, em uma recessão com perdas alavancadas, não há aumento nos empréstimos quando ocorre uma grave e longa queda econômica.

Mas, eventualmente, a economia pode se recuperar e, se o Banco Central mantiver as taxas de juros muito baixas, os bancos retomarão os empréstimos e isso provocará inflação. Alguns argumentam, se o público em geral esperar inflação no longo prazo, a economia pode se beneficiar mesmo no curto prazo.

De acordo com essa visão, as expectativas de inflação podem gerar um aumento nos gastos, mesmo quando a economia está acima do limite inferior zero. No capítulo 4 do citado livro, Atif Mian e Amir…

Ver o post original 664 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: