Oswaldo Aranha, Herói da Pátria

Em Brasília

O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves destaca em Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria 42 brasileiros que cumpriram papel decisivo na construção da nossa nacionalidade. Inaugurado em 21 de Abril de 1992 com a inscrição primeira do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cujo sacrifício completava então 200 anos, teve às vésperas do seu 28º aniversário a justa inclusão de Oswaldo Aranha.

No monumento de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, o Livro registra 42 Brasileiros estão nomes como José Bonifácio, Carlos Gomes, Ulysses Guimarães, Zumbi dos Palmares, Getúlio Vargas e Marechal Rondon.

Do gaúcho do Alegrete duas passagens da sua generosa vida pública o destacam:

  1. O papel essencial do chanceler do governo Vargas (1938-44) para que o Brasil rompesse com o Eixo e lutasse ao lado dos Aliados pela vitória da civilização contra a barbárie; e
  2. A presidência da segunda sessão da jovem ONU, em 1947, em que foi decidida a partilha da Palestina em dois Estados, um ainda pendente de sua de sua constituição.
Oswaldo Aranha preside, na ONU, a criação dos Estados de Israel e da Palestina

Agradecemos a iniciativa do Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT/RS) pela iniciativa da Lei nº 13.991/2020.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Oswaldo Aranha, Herói da Pátria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: