Presidente Jim Jones

James Warren “Jim” Jones ficou famoso por ter suicidado 922 seguidores da seita que fundou, como forma de abreviar a vida terrena e antecipar a ida dos devotos ao “reino celestial”. A tragédia aconteceu em 1978.

No Brasil, são mais de 23 mil casos de Covid-19 confirmado pela pequena testagem feita e 1.355 brasileiros já morreram com o vírus instalado no organismo.

A insigne aglomeração da foto é de 15 de Março, mas se repetiu no sábado, em muitos lugares fechando o trânsito às ambulâncias que tentavam correr para salvar vidas.

Os dizeres, todos sabem, não eram favoráveis à vida e ao isolamento social, antes o contrário têm desejado certos pandiotas e o líder da sua seita, ora Presidente da República Federativa do Brasil.

A propaganda sobre a “gripezinha” e a “mentira do vírus” felizmente não encontra eco entre países civilizados como o nosso e outros vítimas da pandemia.

O isolamento social tem assegurado que a evolução da doença em solo pátrio fique mais próxima da projeção “ótima” – em São Paulo, a curva pandêmica tem sido aderente -, achatando a curva geral e dando possibilidade a mais pessoas serem atendidas pelo SUS e receberem tratamentos mais eficazes, bem como subsistir até a vacina.

O comportamento global ante às determinações das autoridades tem sido exemplar:

Como em Wuhan, nas grandes cidades reduziram-se drasticamente a circulação de pessoas intra e intercidades, reduzindo a carga do sistema de saúde e o número de novas infecções e mortes nos dias seguintes.

Uma das pandiotices que li por aí é de que isolamento é coisa para quem tem geladeira cheia. Ora, pois, é só acelerar a ajuda emergencial que as famílias brasileiras terão todas as condições de ficar em casa.

Juntos vamos vencer a pandemia. Fique bem e fique em casa.

Reproduzido na Hora do Povo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: