Banco Central e o coronavírus (2)

Ontem tratamos do posicionamento do Presidente do Banco Central do Brasil no enfrentamento à pandemia, registrando sua apresentação online para dirigentes financeiros e clientes da XP Investimentos.

As curvas que delinearam o final do artigo anterior foram objeto de alguns comentários por leitores. De comum, acrescentaram que o seu alongamento, modelo ideal de se obter, permitiria inclusive desenvolver vacinas preventivas e drogas curativas antes de mais gente ir a óbito, além de otimizar o uso dos equipamentos existentes.

Roberto Campos Neto quantificou fatores da economia que podem ser observados desde a janela de cada residência: uma queda acentuada de serviços e bens duráveis e suave de bens de consumo imediato, em parte devida à estocagem feita nos primeiros momentos da crise global.

O que é menos visível, mas de impacto igualmente danoso, foi apresentado no diapositivo da página 9: uma repatriação de capital volátil, de não residentes, cinco vezes maior que o estouro da bolha de 2008.

Quando se autoriza uma banda de ação para o sistema financeiro, os proprietários do capital escolhem sempre a margem que mais lhes favoreça, seja de lucro ou de segurança patrimonial. Por vezes, menosprezando a vida alheia. É nesta hora que o Estado precisa intervir, ditando o que fazer com o dinheiro: salvar vidas é o centro da luta.

Reproduzido na Hora do Povo. Leia também no Apito Brasil que dizem os servidores da autarquia.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: