Vai passar, git Pessach, feliz Páscoa

Quando hoje surgir a primeira estrela no céu, terá início mais uma comemoração da Passagem, ou Pessach, ou Páscoa. Admite-se que foi em um dia assim, ambos há milhares de anos, que dois eventos ocorreram. Um ligado à ressureição e outro, mais antigo, à libertação dos escravos do Egito.

Chocolates e movimentos das marés a parte, inspira-me o episódio mais antigo. Dizem que naquele então uma intervenção divina, como teria ocorrido também no segundo evento, teria sido decisiva para a travessia à liberdade.

Pessoalmente, confio mais no nosso taco, na nossa consciência da realidade e no nosso sentimento natural de viver em comunidade. Erguer da Justiça a clava forte também ajuda muito.

Não são as pragas do desemprego e da miséria que conduzem à benevolência dos poderosos de hoje, que não se pejam da guerra e da destruição do próximo para acumular mais e mais, como se lhes faltasse perspectivas para o jantar do dia seguinte. A consciência de que um novo amanhã é possível por obra de nós mesmo é que é libertadora.

Importante é extrair as lições do passado para construir hoje o amanhã com um sorriso no rosto de cada criança deste e de todos os outros planetas onde a vida prospere.

Git Pessach. Feliz Páscoa.

O texto acima foi a nossa mensagem de um ano atrás. A pandemia nos deixa fisicamente isolados, mas nos conduz a um mundo mais conectados. Vamos salvar o máximo de vidas nesta passagem difícil, rumo a um amanhã de paz e saúde.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Vai passar, git Pessach, feliz Páscoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: