Manchetes do dia – 7.1.2026

Vermelho – O primeiro Boletim Focus de 2026 confirma o reenquadramento da inflação brasileira dentro da meta em 2025 e aponta perspectivas mais favoráveis para 2026. Mesmo com a melhora consistente das expectativas inflacionárias, o Comitê de Política Monetária (Copom) segue defendendo a manutenção da taxa básica de juros em patamar elevado, o que amplia o debate sobre os impactos da política monetária na atividade econômica.

Jornal GGN –  Luiz Melchert: No pós-Segunda Guerra Mundial, o sistema monetário internacional foi estruturado a partir dos acordos de Bretton Woods, nos quais o dólar assumiu o papel de única moeda conversível em ouro. As demais moedas passaram a orbitar em torno dele. Nesse contexto, o petróleo era uma commodity estratégica como tantas outras, vital para a reconstrução industrial e para a expansão do consumo, mas sem qualquer função monetária. A busca pelo chamado ouro negro tinha como finalidade garantir suprimento energético, não lastrear riqueza ou servir de reserva de valor internacional.

Hora do Povo – Segundo o governador paulista, o ataque se deu “pela omissão dos países que não lideraram o processo” e o Brasil “poderia ter ajudado a Venezuela a construir um processo de transição para uma democracia, mas o Brasil nunca fez isso”. Por “omissão”, o governador paulista entende que o Brasil deveria desrespeitar a soberania da Venezuela, como fez Trump violentamente agora, e se intrometer nos assuntos internos daquele país. Tarcísio criticou Brasil e Colômbia por se manifestarem contra a brutal invasão dos EUA na Venezuela, que vitimou, até agora, cerca de 80 venezuelanos.

Hora do Povo – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram levados perante um tribunal federal em Nova York, onde ouviram as acusações contra eles e se declararam inocentes, no início de um processo judicial que pode levar meses até chegar a julgamento. Em sua primeira aparição pública desde que foi sequestrado pelas forças armadas dos EUA, em uma ação que críticos dentro e fora dos Estados Unidos descrevem como uma violação do direito internacional, Maduro e sua esposa ouviram as acusações de tráfico de drogas contra eles.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 7.1.2026

Deixe um comentário