Manchetes do dia – 5.1.2026

Hora do Povo – Moradores de diversas cidades do litoral paulista relatam falta de água nos últimos dias, com denúncias de que o desabastecimento dura horas e até cinco dias seguidos em alguns bairros. A situação tem se agravado justamente no período do verão, quando a população aumenta devido ao turismo e o calor intenso eleva o consumo. Cidades como Guarujá, Bertioga, Santos, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá registram episódios de falta d’água ou abastecimento irregular. A justificativa da Sabesp privatizada é a “alta demanda”, o que não é novidade para o período.

Jornal GGN –  Historicamente, as Organizações Globo sempre foram implacáveis com quem pudesse colocar seus interesses em risco. Foi assim com Ibrahim Abi Ackel, Ministro da Justiça no governo José Sarney, quando resolveu questionar a compra de equipamentos radiofônicos pela emissora, sem pagamento de impostos – operação vulgarmente conhecida como contrabando.

Sindeesp – O SINDEESP entende que é dever de uma entidade representativa dos trabalhadores da palavra se posicionar diante de violações à cidadania, aos direitos políticos e à autodeterminação dos povos, sobretudo quando tais violações atentam contra princípios consagrados na Carta das Nações Unidas e no direito internacional. O uso da força, a coerção externa e a intervenção em assuntos internos de um Estado soberano são práticas incompatíveis com qualquer ordem internacional fundada na democracia e na paz.

Vermelho– A operação criminosa perpetrada pelos Estados Unidos contra a Venezuela neste início de 2026 marca uma ruptura drástica na legalidade internacional. A incursão da Força Delta, que culminou no sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, é classificada por analistas como uma “inflexão perigosa”. Trata-se da passagem da interferência velada para a agressão aberta, reeditando o “Big Stick” (Grande Porrete) de Theodore Roosevelt sob a roupagem do Corolário Trump.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 5.1.2026

Deixe um comentário