Hora do Povo – O desvio de milhões de reais em emendas parlamentares de comissão é uma das irregularidades apuradas na Operação Transparência deflagrada pela Polícia Federal. Os crimes investigados são: peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção. O alvo é a advogada Mariângela Fialek, assessora lotada na liderança do PP. De 2021 até o início de 2024, ela estava lotada no gabinete do deputado Arthur Lira, ex-presidente da Câmara. Ele não está sob investigação.
Vermelho – Além de Moraes, votaram os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia, consolidando o entendimento de que, após condenação criminal definitiva em regime fechado, cabe à Câmara apenas declarar a vacância do cargo, sem deliberação política No voto, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que a deliberação do plenário da Câmara que manteve o mandato da deputada constitui um “ato nulo, por evidente inconstitucionalidade”.
Hora do Povo – Quatro dias após ser atingida por um ciclone extratropical com ventos de até 100 km/h, São Paulo ainda vivia um cenário de colapso no fornecimento de energia. De acordo com o próprio painel da concessionária, atualizado na noite de sexta, 493.303 clientes continuavam sem luz na capital e região metropolitana. Deste total, mais de 363 mil estão na cidade de São Paulo. No auge da crise, na quarta-feira, o número de afetados ultrapassou 2,2 milhões.
Hora do Povo – Uma greve geral parou Portugalpara exigir a retirada da reforma trabalhista apresentada pelo governo do primeiro-ministro Luis Montenegro, que agrava o corte dos direitos, aprofunda a precariedade e a terceirização, enfraquece a negociação coletiva, ataca as proteções à maternidade e facilita demissões, atendendo à convocação da CGTP e da UGT. A palavra de ordem: “O povo não quis o pacote do Luis” ecoou em Lisboa e nas principais cidades do país.




Um comentário em “Manchetes do dia – 15.12.2025”