Hora do Povo – Muitas operações da PF eram exatamente contra os esquemas criminosos nos estados. Ter que pedir autorizações aos governadores para agir era sinônimo de parar as investigações. Nada mais favorável aos bandidos. Estrangular financeiramente a PF é outro sonho dos chefes das facções. Afinal, nos últimos meses a PF deu golpes duros no crime organizado, principalmente nos esquemas de lavagem do dinheiro dessas organizações. Atrapalhar o arresto de bens dos criminosos é praticamente um acumpliciamento com as facções. A PF estava incomodando muita gente nos últimos tempos.
Vermelho – Para a ministra, ciência e tecnologia são eixos centrais do desenvolvimento nacional. “Nenhum grande desafio, da mudança climática ao combate à fome, se resolve sem ciência. Popularizar o conhecimento, expandir investimentos e formar talentos é essencial para que o Brasil produza tecnologia e não dependa de soluções externas”, enfatiza a ministra no evento organizado pelo vereador Gustavo Petta em parceria com o deputado federal Orlando Silva, ambos do PCdoB.
Sputnik – A transmissão do vírus HIV, transmissor da aids, da mãe para o bebê ficou abaixo de 2% no Brasil. Com isso, a eliminação desse tipo de transmissão, chamada de vertical, deixou de ser um problema de saúde pública, pois a incidência da infecção em crianças ficou abaixo de 0,5 caso por mil nascidos vivos. O Brasil registrou queda de 13% no número de mortes por aids entre 2023 e 2024, com mais mil vidas salvas.
A Terra é Redonda – A Argentina entrou nas eleições com uma oposição cambaleante, fragmentada e demasiado preocupada com disputas internas para oferecer uma alternativa credível à agitação social. O peronismo, núcleo histórico que representou maiorias em vários períodos, atravessa a sua crise mais profunda em décadas: sem uma liderança clara, sem um plano de sucessão e sem uma narrativa capaz de cativar aqueles que abandonaram a política.





Um comentário em “Manchetes do dia – 3.12.2025”