Manchetes do dia – 3.11.2025

Hora do Povo – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou que manterá em vigor no mês de novembro a bandeira vermelha patamar 1 – que encarece as contas de energia dos consumidores, ao adicionar um custo de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Na última semana de outubro, houve aumento no volume de chuvas no país e as projeções são de continuidade desta condição em novembro, em diversas regiões do Brasil.

Vermelho – A Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou a identidade de 99 dos 117 civis mortos na Operação Contenção, deflagrada na última terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha.  Segundo a denúncia do Ministério Público estadual, nenhum dos mortos constava na lista de alvos da ação — que teve como base 69 mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV). O fato reforça a denúncia de que o Estado fluminense atua fora dos limites legais e territoriais.

Hora do Povo – A decisão do governo Tarcísio de Freitas e do secretário estadual da Educação, Renato Feder, de fechar turmas do ensino noturno e transferir compulsoriamente estudantes da rede estadual tem provocado forte reação entre professores, estudantes e entidades sindicais. Segundo a Apeoesp, alunos do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo transferidos sem autorização para outras escolas ou turnos. Em muitos casos, as matrículas já aparecem alteradas, sem consulta aos estudantes ou seus responsáveis.

Diário do Centro do Mundo – Líderes mundiais temiam que Washington pudesse interferir nas negociações. Recentemente, os EUA ameaçaram aplicar sanções e restrições de vistos a países que apoiassem um plano da Organização Marítima Internacional (IMO) para reduzir emissões de gases do transporte marítimo. A pressão americana levou à decisão de adiar, por um ano, a implementação de um preço global de carbono para o setor. A cúpula será sediada pelo Brasil, em Belém.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 3.11.2025

Deixe um comentário