Manchetes do dia – 23.10.2025

Construir Resistência – O entra e sai atendia à curiosidade dos que desejavam saber quem ainda ouvia Bolsonaro, com Sóstenes Cavalcante, Tarcísio de Freitas, Damares Alves, o senador Astronauta, Ciro Nogueira, Valdemar Costa Neto, deputados, os filhos e os advogados. Mas hoje a agenda não tem tanta divulgação e as figuras passaram a se repetir. E porque Bolsonaro pouco ou nada tem a dizer a visitantes confusos, divididos e deprimidos.

Hora do Povo – O ministro Luiz Fux já havia votado pela absolvição de Bolsonaro e voltou a defender os golpistas, desta vez tentando livrar os responsáveis pela disseminação de notícias falsas sobre fraudes nas eleições para criar um clima propício ao golpe de Estado. Sua posição foi derrotada por 4 votas a 1 na 1ª Turma. Agora, ele pede para deixar a 1ª Turma do STF e mudar-se para a 2ª Turma. Caso seu pleito seja aceito, ele se juntaria aos demais bolsonaristas e passaria a compor uma maioria na 2ª turma.

Vermelho – O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, voltará a ser investigado por participação na trama golpista, liderada por Bolsonaro (PL). A decisão foi proposta pelo relator do caso na Primeira Turma do STF, Alexandre de Moraes, e acolhida por quatro votos a um no colegiado. A determinação decorre do julgamento que condenou os réus do núcleo 4 da tentativa de golpe pela disseminação de desinformação contra as urnas eletrônicas.

Sputnik– As declarações do presidente dos EUA, Trump, famoso por balançar rapidamente entre posições absolutamente diferentes, resultam de necessidade de “manobrar” ante a forte resistência que sua política encontra no Ocidente, opinou o diretor do Instituto Internacional dos Estados Recém-Estabelecidos russo, Aleksei Martynov. “No meu modo de ver, isso não passa de estilo. E esse estilo não é apenas de Trump, mas da própria ‘Pax Americana 2.0’ que a administração estadunidense está tentando implementar”, explicou o analista.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

Ibaneis sanciona lei que pretende comemorar Hitler e os nazifascistas

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário