Manchetes do dia – 11.10.2025

O Fator – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) cancelou os registros profissionais de mais dois engenheiros envolvidos no rompimento da barragem de Brumadinho: Makoto Namba, ex-diretor da Tüv Süd, e Cristina Heloiza da Silva Malheiros Marina, ex-diretora da Vale. A decisão impede que ambos exerçam a profissão. As decisões se baseiam em erro técnico grave e conduta incompatível com a profissão. Com os novos cancelamentos, sobe para 13 o número de engenheiros punidos pelo desastre que matou 272 pessoas em 25 de janeiro de 2019.

Engenharia pela Democracia – Os elementos conhecidos como Terras Raras e os Minerais Críticos representam um grupo de elementos químicos de extrema importância para a sociedade contemporânea. Embora pouco conhecidos pelo público em geral, suas propriedades únicas os tornam insubstituíveis em uma vasta gama de aplicações, desde smartphones e veículos elétricos até sistemas de defesa avançados. O artigo explora a definição, a importância estratégica, a distribuição geográfica desigual e os desafios na produção e refino desses recursos, com foco especial no contexto brasileiro.

Idelt – Frederico Bussinger: os que defendem a implantação da FG destacam os impactos positivos do empreendimento: a agregação de capacidade de transporte de 70 Mt/ano à logística do Arco Norte, além de redução média de 20% no frete (o que contribuiria para aumentar a competitividade das exportações brasileiras). Mas, também, impactos positivos ambientais e sociais: 3,4 Mt/ano de emissões evitadas de CO2 equivalentes.

Engenharia de Sucesso – De acordo com dados da UNESCO, estima-se que existam mais de 20 milhões de engenheiros no mundo, considerando todas as especializações — como engenharia mecânica, civil, elétrica, química, de software, entre outras. Um levantamento da WFEO e da UNESCO também aponta uma grande concentração desses profissionais na Ásia, especialmente na China e Índia [que formam quase dois milhões de engenheiros por ano], enquanto regiões da África e da América Latina possuem menos engenheiros per capita.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 11.10.2025

Deixe um comentário