Jornal GGN – Luis Nassif: Firme e conciso, reafirmou os pilares clássicos da diplomacia brasileira: a autodeterminação dos povos, o multilateralismo, as políticas sociais como fundamentos da democracia e a defesa intransigente da soberania nacional. Mais do que projetar Lula como um líder global pela paz, o discurso consagra definitivamente o papel do Itamaraty como guardião da soberania nacional. Ao longo da história, a diplomacia brasileira foi o único setor que, de forma consistente, defendeu os interesses do país com autonomia e inteligência estratégica — desde Rio Branco até os dias atuais.
Hora do Povo – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal rejeitou, por unanimidade, a PEC da Blindagem (PEC 3/2021), que buscava proteger parlamentares de processos criminais. A proposta também ficou conhecida como “PEC da Bandidagem”. O texto recebeu voto contrário do próprio presidente do colegiado, Otto Alencar (PSD-BA), e do relator da proposta, Alessandro Vieira (MDB-SE), que trabalharam para “enterrar” a medida. Com este resultado, a PEC vai ao arquivo.
Hora do Povo – A conduta de Eduardo Bolsonaro configura grave ameaça à ordem constitucional e ao processo eleitoral, “núcleo duro da soberania popular”. “A imunidade parlamentar não é um salvo-conduto para a prática de atos atentatórios à ordem institucional, tampouco um manto protetor para discursos de incitação à ruptura democrática”. O documento destaca ainda que a licença de 120 dias solicitada pelo deputado expirou em 20 de julho “sem que o representado tenha retornado ao País ou requerido qualquer prorrogação”.
Hora do Povo – O escritor Thom Hartmann, autor de “A História Oculta das Armas e a Segunda Emenda”, reitera a “verdade brutal” de que a emenda que supostamente estabeleceria o direito individual à posse de armas, como asseveram trumpistas e assemelhados, “não foi escrita para salvaguardar a liberdade, mas para preservar a escravidão”. “Um tiroteio em massa após o outro, uma morte acidental de criança após a outra destrói este país quase diariamente. Mais uma vez, os legisladores se escondem atrás de ‘pensamentos e orações’, enquanto se apegam a uma emenda que foi distorcida além do reconhecimento”, assinala o autor.





Um comentário em “Manchetes do dia – 25.9.2025”