Manchetes do dia – 15.9.2025

Hora do Povo – A reação do presidente do PL ao resultado do julgamento, partido ao qual pertence Jair Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, foi um pedido de intervenção americana no Brasil. Este clamor bolsonarista pela agressão americana ao Brasil caracteriza-se claramente por um crime de lesa-pátria e precisa ser punido com o rigor da lei. Nunca se viu um partido brasileiro trabalhar abertamente com uma potência estrangeira, como o PL está fazendo, contra o Brasil e o seu povo. Há que se avaliar se, atuando em prol de uma potência estrangeira contra o Brasil, o seu registro pode ser mantido.

Hora do Povo – Em julho deste ano, o volume de vendas do comércio varejista recuou -0,3% no mês frente a junho (-0,1%), assinalando o quarto resultado negativo consecutivo, desde abril deste ano (– 0,3%), período em que acumula perda de 1,1%. “Somente em duas oportunidades, as vendas no varejo caíram por quatro meses seguidos, explica o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, “a primeira foi em setembro de 2015, no ápice da maior recessão da história recente da economia brasileira, e a segunda em julho de 2021, no auge da Crise do Apagão. Essa sequência negativa só evidencia o estrago da maior taxa de juros em 20 anos sobre o consumo e a economia”, critica.

Vermelho – Hermeto Pascoal partiu como viveu: em música. Na tarde de 13 de setembro de 2025, enquanto seu grupo estava no palco, ele atravessava para a eternidade. Morreu como queria, envolto no som que nunca abandonou. Não houve silêncio na hora da despedida, apenas melodia. Alagoano de Arapiraca, o músico de 89 anos atravessou fronteiras ao longo de sete décadas de carreira, levando ao mundo um som singular, que uniu jazz, música popular brasileira e tradições regionais, sempre com um toque de experimentação e liberdade.

Hora do Povo – A Assembleia Geral da ONU votou resolução que endossa a Declaração de Nova Iorque, onde os membros da ONU, reunidos em Julho deste ano apoiaram a implementação da Solução dos Dois Estados e exige um imediato cessar-fogo em Gaza, libertação de todos os reféns detidos em Gaza, o estabelecimento de um Estado da Palestina que seja viável e soberano. A resolução teve o voto favorável de 142 países com apenas 10 votos contra e 12 abstenções.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 15.9.2025

Deixe um comentário