PCB– Edmilson Costa: a ganância da oligarquia financeira brasileira não tem limites: apesar do saque ao fundo público desde o início da década de 90 do século passado, em função das elevadas taxas de juros e da dívida interna, esse segmento parasitário da economia brasileira não se contentou com os trilhões de reais transferidos do setor público para a área privada. Pelo contrário, seguindo as recomendações do Consenso de Washington, exigiu das autoridades brasileiras (e conseguiu) privatizar a grande maioria dos setores estratégicos brasileiros.
Vermelho – Há 60 anos, às 16 horas de 22 de agosto de 1965, a TV Record exibia pela primeira vez o programa Jovem Guarda. No palco do Teatro Record, em São Paulo, estavam Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, com calças justas, guitarras elétricas e um vocabulário inédito na televisão brasileira. Ali nascia oficialmente um movimento cultural que marcaria gerações e se tornaria muito maior do que uma atração de auditório. O movimento durou pouco — de 1965 a 1968 —, mas seu impacto foi duradouro.
Hora do Povo – Veríssimo mostrou as relações de poder na imposição de palavras estrangeiras aos outros idiomas: “Dar nomes às coisas é possuí-las. A colonização começa pela linguagem. Os estrangeirismos na nossa língua mostram quem tinha poder sobre nossas vidas, combatê-los é uma maneira de dizer que o domínio acabou, ou deve acabar. Tem gente demais que confunde colonizado não com submisso, mas com moderno. E dê-lhe “sale” em vez de liquidação e “delivery” em vez de entrega. A única coisa a fazer é esperar que, em algum momento, se deem conta do ridículo.”
Sputnik – Dentes fossilizados encontrados na região de Afar, no nordeste da Etiópia, revelam que duas espécies de hominídeos — Homo sapiens e Australopithecus — coexistiram entre 2,6 e 2,8 milhões de anos atrás. A descoberta, publicada na revista Nature, desafia a ideia de que a espécie Homo surgiu apenas após o Australopithecus, indicando uma convivência entre linhagens distintas. Afar é uma área estratégica para estudos paleoantropológicos por ser uma região de rifteamento ativo, onde placas tectônicas se afastam e revelam camadas profundas de sedimentos.




Um comentário em “Leituras de domingo – 24.8.2025”