Manchetes do dia – 22.8.2025

Vermelho– Paulo Kliass: apesar do livre trânsito que sempre foi exercido pelos representantes do financismo sobre a direção do BC, o fato é que essa turma nunca se deu por satisfeita. Queria porque queria aprofundar ainda mais a autonomia do órgão, buscando uma quase independência em relação à institucionalidade da dinâmica político-eleitoral que se seguiu à democratização no período posterior ao fim da ditadura militar.

Boca Paulista – O relator da PEC 65/2023, senador Plínio Valério, apresentou um novo substitutivo à proposta que trata do regime jurídico do Banco Central do Brasil. O texto procura abandonar a ideia inicial de transformar o BC em empresa pública e propõe uma nova figura institucional: uma pessoa jurídica de direito privado integrante do setor público financeiro, com regime jurídico próprio – uma criação
sem qualquer racionalidade. Além da proteção do PiX contra as mudanças da própria PEC, o relatório traz poucos avanços concretos.

Jornal GGN – O tarifaço imposto a diversos mercados pelo presidente norte-americano Donald Trump já começa a encarecer o dia-a-dia da população, mas o impacto também deve atingir o Brasil. “Inflação vai vir aqui nem que seja pela bagunça pura e simplesmente”, disse a economista Monica de Bolle. Para ela, a política econômica de Trump – baseada em tarifas, improvisos e disputas geopolíticas – tem criado um ambiente de incerteza que empurra preços e dificulta o planejamento de consumidores e empresas.

Sputnik – O governo do presidente argentino Javier Milei sofreu uma das derrotas parlamentares mais significativas desde o início de sua gestão, quando a Câmara dos Deputados rejeitou por ampla maioria o veto presidencial à lei de emergência para pessoas com deficiência. O partido governista não conseguiu obter nem mesmo o terço dos votos necessários para superar o bloqueio do Executivo, expondo a fragilidade legislativa que buscará reverter nas eleições de meio de mandato. Nos próximos dias, o Senado poderá finalmente anular a decisão do presidente.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.8.2025

Deixe um comentário