Manchetes do dia – 1.8.2025

Vermelho – A União Nacional dos Estudantes (UNE), em conjunto com as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, está à frente da mobilização, que deve ocorrer especialmente em capitais e grandes cidades brasileiras. Segundo a presidenta da UNE, Bianca Borges, é uma resposta direta “à tentativa de submissão do Brasil aos interesses econômicos e políticos dos Estados Unidos”. “Trump achou que ficaríamos de joelhos. Mas, desde o dia 10 de julho, o povo brasileiro tem se levantado contra essa agressão”, completou.

Jornal GGN– “O cenário segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho. Para assegurar a convergência da inflação à meta em ambiente de expectativas desancoradas, exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado”, ressalta o colegiado.

Vermelho – Há três semanas, o presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu um tarifaço amplo, geral e irrestrito para as exportações brasileiras aos Estados Unidos. A ameaça era de uma taxa de 50% a partir de 1º de agosto. A promessa foi convertida em decreto presidencial. Mas Trump adiou o início da vigência do tarifaço para 6 de agosto e ainda desidratou consideravelmente a lista de setores atingidos, com 694 exceções.

Construir Resistência – “Caracterizado por uma força de trabalho envelhecida, desequilíbrios estruturais e emprego informal, o país tem uma das menores taxas de desemprego da região: 1,7%, com leve predominância feminina e taxas mais altas entre as populações mais jovens”. A afirmação foi feita por Juan Carlos Alfonso Fraga, vice-chefe do Escritório Nacional de Estatística e Informação (ONEI), ao apresentar os resultados da Pesquisa Nacional de Emprego de 2024.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 1.8.2025

Deixe um comentário