Manchetes do dia – 31.7.2025

Hora do Povo – Réu por tentativa de golpe de Estado e usando uma tornozeleira eletrônica por risco de fuga, Jair Bolsonaro não discursou no evento que exibia faixas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e de apoio à afronta do presidente dos Estados Unidos contra o Brasil. Foi exibido com destaque no ato um cartaz grande de apoio a Bolsonaro e Trump, com os dizeres “Bolsotrump” e “Trumponaro” (foto). no momento, o chefe da Casa Branca está atacando o Brasil e ameaçando a economia com uma sobretaxa de 50% contra todos os produtos brasileiros.

Vermelho – A deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) – que estava foragida na Itália desde o final de maio – foi presa em Roma. Ela responde por uma condenação no Brasil a dez anos de cadeia por invasão criminosa ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A informação de sua captura foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Quem informou às forças policiais o endereço de Zambelli na capital italiana foi o deputado italiano Angelo Bonelli (Verde e Esquerda).

Jornal GGN – O fato de o Brasil ter saído do Mapa da Fome, porém, não implicou mudança alguma no que se refere ao Mapa dos Juros. Caso levemos em consideração o mesmo triênio utilizado para retirar o Brasil do Mapa da Fome, perceberemos uma impressionante elevação dos gastos com juros no total do PIB. Entre 2022 e 2024, as despesas financeiras da União cresceram em torno de 62%, saindo de R$ 586 bilhões para atingir R$ 950 bi.

Sputnik – O analista aponta que a própria desescalada tornou-se uma escolha forçada para o Ocidente e, acima de tudo, para os EUA. Quase toda a década de 1970 correspondeu a anos de grave crise econômica nos EUA. Segundo os economistas, nesse período os EUA e outros países ocidentais esgotaram as fontes “fáceis de obter seu desenvolvimento progressivo como parte do modelo pós-guerra de uma economia socialmente orientada – como o atual nível de progresso tecnológico, a melhoria do nível de educação da população e realizações nos cuidados de saúde.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 31.7.2025

Deixe um comentário