Manchetes do dia – 28.7.2025

Vermelho – A manifestação em 1º de agosto de 2025, puxada pela UNE, contra as agressões à soberania nacional do Brasil pelo governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente de extrema direita Donald Trump, tende a ser um importante ponto de partida para grandes mobilizações populares. A UNE orienta os participantes a usarem verde e amarelo como forma de reafirmar a defesa da soberania nacional.

Hora do Povo – Um dos objetivos de Donald Trump ao ameaçar e chantagear o Brasil é se apoderar dos minerais críticos e estratégicos que o país possui. O Brasil é o segundo país com mais reservas de terras raras do planeta, atrás apenas da China. E o país tem um elemento cada vez mais estratégico: o disprósio, elemento essencial para carros elétricos. E o Brasil tem potencial de exploração maior do que a China, país que concentra a maior quantidade de reservas de minerais estratégicos.

Vermelho – Marcado para os dias 16 a 19 de outubro de 2025, em Brasília, o 16º Congresso do PCdoB reunirá milhares de militantes e dirigentes de todas as regiões do país para debater os rumos do Brasil diante da crise estrutural do capitalismo global e definir estratégias para as eleições de 2026. Com base no Projeto de Resolução “Vitória do Brasil em 2026 – Mudanças para o Desenvolvimento Soberano”, o PCdoB apresenta propostas que articulam democracia, justiça social e soberania nacional.

Hora do Povo – O jornal britânico The Guardian tem como manchete ‘Já enfrentamos fome antes, mas nunca assim’: crianças esqueléticas enchem enfermarias de hospitais enquanto a fome toma conta de Gaza. De acordo com dados do Programa Mundial de Alimentos da ONU, cerca de 100 mil mulheres e crianças sofrem desnutrição aguda grave no espaço palestino. “Não sei como você chamaria isso além de fome em massa e provocada pelo homem, é muito claro. Isso se deve ao bloqueio”, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 28.7.2025

Deixe um comentário