Hora do Povo – Os bancos, consultados pelo Banco Central, voltaram a reduzir a expectativa de inflação de 2025, que passou de 5,17% para 5,10%, e mantiveram a projeção da taxa básica de juros (Selic) em 15%, segundo o Boletim Focus. Desta forma, os juros reais (descontada a inflação) seguem crescendo e batendo a marca proibitiva de 10%. Assim, elevando os lucros dos bancos e rentistas com as aplicações financeiras. O que afasta cada vez mais o interesse dos empresários em novos investimentos.
Sputnik – Com um custo 32% menor do que a média mundial, o Brasil tem uma das energias renováveis mais baratas do mundo. Outro destaque do Brasil é que 88% das fontes de produção de energia são renováveis, com eólica e solar representando quase um quarto da geração de eletricidade no país. Apesar disso, a conta de luz brasileira segue entre as mais caras do mundo, com tarifa média de R$ 864 por MW-hora — cinco vezes maior do que a da Argentina — por conta de tributos, encargos e subsídios.
Vermelho – Paulo Kliass: a estratégia posta em marcha pelo presidente estadunidense guarda algumas similaridades com todas as demais iniciativas que ele vem adotando desde o início de seu novo mandato em relação ao conjunto de países do globo. Desde o começo do seu governo, em janeiro passado, Trump tem operado um movimento geral de tiros para todos os lados.
Outras Palavras – Segundo o Nobel da Economia Paul Krugman, o FMI aponta os seguintes motivos: as transações no Pix são quase instantâneas (levam 3 segundos, contra 2 dias no cartão de débito e 28 no cartão crédito); e os custos são baixos – o sistema é gratuito para pessoas físicas e cobra apenas 0,33% do valor transferido para empresas (contra 1,13% no cartão de débito e 2,34% no de crédito).




Um comentário em “Manchetes do dia – 24.7.2025”