Ladainha da Responsabilidade Fiscal

No capítulo final de “Estação Espacial 9”, sequência das Jornadas nas Estrelas, após os oficiais da Frota Estelar tomarem cada qual o seu rumo, um personagem “neoliberal”, dono do bar da nave, reclama ao “Supremo Tesoureiro”, após ser mais uma vez repreendido em sua busca pelo lucro máximo.

Quanto mais as coisas mudam, mais permanecem iguais.

É com espírito satírico que o professor-doutor de economia na Unicamp Fernando Nogueira da Costa traz lista de bordões que procuram vender o neoliberalismo como novidade, mas fazem parte da guerra cultural por mais do mesmo – ou seja, mais acumulação financeira e menos distribuição de renda entre os produtores.

Na mesma linha editorial, ele apresenta a “Liturgia da Austeridade“; o “Culto do Equilibrio Fiscal“; e o “Culto da Eterna Responsabilidade Fiscal“.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Ladainha da Responsabilidade Fiscal

Deixe um comentário