Hora do Povo – Seguidores de Bolsonaro e demais bajuladores de bancos escravizam os trabalhadores, depenam a Previdência, defendem arrocho salarial e reclamam que haverá muita gente dependendo do BPC. Nas discussões, tanto na Câmara como no Senado, assim como na imprensa que repercute os interesses da Faria Lima, se viu que a insistência de todos os bajuladores de banqueiros é que as contas públicas sejam “ajustadas” com o sacrifício dos pobres, da classe média e de mais ninguém. Não admitem que ricaços paguem impostos.
Vermelho – O Banco Central mantém o pé no freio da economia enquanto o carro já desacelera. A previsão do IPCA para 2025 caiu pela sexta vez consecutiva, segundo o Boletim Focus. O índice passou de 5,2% para 5,18%, indicando uma tendência clara de recuo inflacionário, segundo a percepção do próprio mercado financeiro. Ainda assim, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu recentemente elevar a taxa básica de juros (Selic) para 15% ao ano, em seu sétimo aumento consecutivo.
CTB – Na manhã desta quarta-feira (9), a partir das 9h, as centrais sindicais promovem um grande ato político em homenagem ao Dia da Luta Operária, na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A atividade deste ano ganha um significado especial ao marcar dois momentos históricos fundamentais da classe trabalhadora brasileira: os 40 anos da Greve da Campanha Salarial Unificada de São Paulo (1985) e os 70 anos de fundação do DIEESE.
Hora do Povo – “Tudo indica que o modelo de globalização liberal está se tornando obsoleto,” disse Putin por videoconferência. “Essa ordem está ficando para trás e dá lugar a um mundo mais justo e multipolar, impulsionado por países em desenvolvimento”, enfatizou. Observou que “o centro da atividade empresarial está se deslocando para os mercados emergentes.” Ele também defendeu um “sistema financeiro próprio” para o BRICS. Para Putin, isso possibilitaria que países membros façam transações financeira de forma mais “rápida, mais eficiente e segura”.




Um comentário em “Manchetes do dia – 9.7.2025”