Leituras de domingo – 29.6.2025

Hora do Povo –  Carlos Lopes: é realmente impressionante como não há nada de novo nas mal chamadas ideias reacionárias. Há mais de 100 anos elas se repetem, com pequenos tratamentos cosméticos a cada reedição, numa monotonia tediosa. Aliás, além de se repetirem no conteúdo, elas se repetem em sua apresentação – sempre são apresentadas como o suprassumo da novidade, como a última palavra do moderno – e mais outras besteiras, que também são sempre as mesmas.

Hora do Povo – Carlos Lopes: é no confronto entre si, e nas alianças e nos compromissos que estabeleceram e estabelecem contra determinados inimigos para alcançar determinados objetivos, que essas classes se definiram e se definem – desde a descoberta do país, em 1500. Então, o que existe de original, de específico, em nossa história, ou seja, o que existe de particular no desdobramento da luta de classes em nosso país?

Sputnik – O Observatório Vera C. Rubin, localizado no no norte do Chile, revelou suas primeiras imagens, marcando um momento histórico na astronomia. Com o objetivo de transformar nossa compreensão do cosmo, o observatório utilizou sua avançada câmera para capturar o céu em comprimentos de onda ultravioleta próximo, óptico e infravermelho próximo. Durante dez horas de observação intensa, foram obtidas imagens que já demonstram o potencial revolucionário do projeto.

Carlos Albérico de Medeiros – “A Rússia defende consistentemente os princípios do desenvolvimento soberano e do respeito pela identidade cultural e civilizacional das nações e povos. Juntamente com nossos parceiros, particularmente dentro do grupo BRICS, continuamos comprometidos com a construção de um sistema eficaz de cooperação internacional igualitária e mutuamente benéfica, livre de qualquer forma de discriminação, ditame e pressão de sanções”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário