Leituras de domingo – 22.6.2025

Grabois – Walter Sorrentino: os desafios brasileiros exigem abrir novo ciclo de desenvolvimento no país e não se resolvem apenas com vitórias eleitorais, mas reformas estruturantes no ordenamento do Estado Nacional. Desde 2002, “vencemos cinco das seis eleições presidenciais, mas não fomos capazes de remover os entraves estruturais, como mostra, aliás, o cerco institucional e político ao atual governo Lula”.

Juristas pela Democracia – Uma coisa é homenagear os atos notáveis dos que tentaram derrotar a ditadura inaugurada pelo usurpador Castelo Branco, ou seja, as bravas e bravos que lutaram pela restauração da democracia, outra coisa é condescender com aqueles que, no entorno dos fatos que culminaram no 8 de janeiro, buscaram exatamente o oposto: suprimir a democracia, instalar um novo regime militar e consolidar outra era de exceção política no país.

Hora do Povo– Carlos Lopes entrou no tema do livro  “Cultura e Identidade Nacional”: “o problema principal é o seguinte. Nós não vamos nos libertar, nós não vamos chegar à liberdade no Brasil sem ter uma cultura própria. Um país livre é aquele país que tem uma economia própria, um Estado próprio e uma cultura própria. Sem cultura própria, isso não existe”; “a gente só consegue chegar à independência e a partir da independência, na medida em que ele consegue formar uma cultura nacional”.

Outras Palavras – Um dos maiores êxitos do capitalismo é desligar nossa imaginação. Com a ajuda de suas ferramentas preferidas — o neoliberalismo e o fascismo —, ele nos convence de que “não há alternativa”. Nossa primeira tarefa é reacender nossa imaginação moral e nomear nossas alternativas. Crise atual é, também, da capacidade de entrever outros mundos.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Leituras de domingo – 22.6.2025

Deixe um comentário